Olá amiga Maria Conceição e demais interessados.
Entendo a sua dúvida sobre como trabalhar com poemas, mas fica tranquila, pois não é tão difícil assim.
Leve à sala de aula uma variedades de poemas. Escolha um para expor na lousa, de preferência que seja simples e belo, sugestão: poema Tem tudo a ver (Elias José), depois da leitura realizada por você, faça com que os alunos percebam que a estrutura do texto é diferente dos demais gêneros que eles estão acostumados. Mostre-lhes os versos, estrofes e os sons do poema. Depois distribua os demais poemas fotocopiados para a leitura individual ou em grupo e depois de uns quinze minutos peça para que eles leiam o poema recebido.
Depois disso você pode fazer rimas na lousa de forma coletiva e aproveitá-las para montar poemas em grupo.
Querida esse é só um começo, há vários caminhos e vamos descobri-los juntas.
Beijos,
Tem tudo a ver (Elias José)
A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.
A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.
A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o vôo e o canto,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.
A poesia
- é só abrir os olhos e ver -
tem tudo a ver
com tudo.
AUTOPSICOGRAFIA (Fernando Pessoa)
O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Fernando Pessoa é demais!
ResponderExcluirUm grande abraço.