segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meu Portfólio referente ao curso TIC

Quem sou como professora e aprendiz
O que pesquisei sobre hipertexto
Uma apresentação sobre vídeo

Uma apresentação sobre vídeo

Conforme o professor destacou em sua entrevista (http://br.youtube.com/watch?v+szNSCKLQnWY ); a tecnologia na escola é de suma importância e essa deve gerar mudança no currículo escolar. Não é mais possível ensinarmos sem utilizarmos esse recurso, pois a tecnologia faz interação com o atual e possibilita a amplitude de pensamento do aluno, interligando o ao mundo e como consequência preparando o para atuar na sociedade. E se olharmos para as práticas pedagógicas, veremos que ao usarmos a tecnologia, as aulas serão mais interessantes e possibilitará maior aprendizagem. Entretanto, gostaria de destacar um ponto essencial: não basta apenas utilizar os meios tecnológicos na tentiva de oferecer o novo e interessante, é preciso que isso seja fundamentado e bem organizado, pois além de dominar o recurso tecnológico, como educadora, eu também tenho que dominar o conteúdo. Não basta oferecer uma aula diferenciada, se ela não vai além de atrair. Por fim, acredito que é possível melhorarmos a educação e prepararmos os nossos alunos para o mundo atual com uso da tecnologia, desde que isso seja feito de forma organizada e responsável.

O que pesquisei sobre hipertextos

Ao navegar pela pagina wikipedia aprendi mais sobre os hipertextos. Descobri o significado de hiperlinks _caminho, atalho._Também foi interessante perceber o significado da palavra digital_ do latim digitus_dedo e a própria definição de internet que e um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP_IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços incluindo os documentos interligados por meio de hiperligacões da World Wide Web_ e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos_ Enfim os links agregam interatividade no documento_ Ao leitor torna se possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos.

Quem sou como professora e aprendiz






A escola encontra-se aberta as novas tecnologias e aos diversos recursos para o emprego de novas metodologias de ensino, diferentemente do passado. Isso ocorre porque não se trata de uma escolha e sim uma necessidade de acompanhar o desenvolvimento global. Sinto-me extremamente entusiasmada diante dessa necessidade educacional, pois sei que posso tornar a aprendizagem do meu aluno eficiente, interessante e prazerosa, ao contrário do sistema lê e decora, no qual eu me formei. É evidente que não basta apenas inserir essas novas tecnologias e demais recursos em sala de aula, é necessário dominá-las e empregá-las de acordo com a realidade do aluno. Portanto, devo estar sempre disposta a aprender, além do conteúdo o qual ministro, pois a minha mente deve estar interligada ao novo e indispensável.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

IX Feira do Conhecimento da E. E. Tancredo de Almeida Neves(Ilusão de Ótica)







Ilusão de óptica são imagens que enganam nosso cérebro deixando nosso inconsciente confuso por alguns instantes fazendo com que este capte idéias falsas e preencha espaços vazios. Podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando se cria com artifícios visuais. Há muito tempo que se sabe que a percepção imediata não é a realidade física.

A ilusão de óptica mais famosa foi revelada e criada em 1915 pelo cartunista W. E. Hill. É essa figura onde podemos ver duas imagens, de uma garota de perfil olhando para longe e também o rosto de uma velha olhando para o chão. http://youtu.be/JcuSw1--KZA


Trabalhadores da educação suspendem greve por tempo determinado

Em assembleia geral realizada na tarde do dia 04, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, trabalhadores da educação decidiram pela suspensão do movimento grevista iniciado no dia 06 de junho. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, a luta não acabou. "Os atos que realizamos em várias cidades do interior demonstraram a organização e a força do sindicato. Além disso, foram muito importantes para denunciar o descaso do governo do Estado com a educação", afirma o sindicalista.

Para Gilmar Soares, o movimento grevista foi vitorioso, pois conquistou avanços e denunciou a precarização da educação. "Conseguimos a nomeação para a posse de novos concursados, antecipação do piso de R$1312,00 para o ano de 2011 e a promessa do governo de implementa-lo até setembro deste ano. Enquanto o governo do Estado insistir em não priorizar a educação, o movimento continuará", frisa o presidente do sindicato.


SINTEP/MT - Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso