quinta-feira, 16 de junho de 2011

Negociações entre Sintep/MT e governo do Estado são retomadas




Categoria aguarda uma nova proposta para apreciação da assembleia geral
Uma reunião entre a Diretoria Central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), o líder do governo, deputado Romoaldo Júnior, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Ezequiel Fonseca, e a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, retomou as negociações do Piso Salarial. O encontro ocorreu no final da tarde desta terça-feira (14), na Casa de Leis, e foi intermediado pela Comissão.
Na ocasião, foi firmado um protocolo de intenções em que o governo do Estado sinaliza a apresentação de uma nova proposta para a categoria, que está em greve pela implantação imediata do piso salarial de R$ 1.312,00. A intenção é que o novo documento chegue até os profissionais da educação até o final da tarde de hoje (15) para que seja avaliado na assembleia geral de amanhã (16), às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. Em seguida também está prevista uma passeata até a Praça Ipiranga, no Centro.
Segundo o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, os trabalhadores da educação estão mobilizados. "Nossa paralisação não é por um reajuste salarial, mas por mais investimentos em Educação, pela ampliação de recursos que garantam tanto a valorização profissional quanto a infraestrutura adequada das escolas", frisou. Este tem sido o grande impasse para o avanço das negociações, já que o governo afirma não ter recursos suficientes para atender a principal reivindicação da categoria. O Sindicato defende o cumprimento da Constituição Estadual, que determina a aplicação de 35% dos recursos em Educação, ante os 25% atuais.
Mesmo após o Sintep/MT ter provado a viabilidade do pagamento imediato do piso salarial de R$ 1.312,00 por meio de estudos, o discurso do Poder Executivo não mudou. A expectativa é que haja avanços na nova proposta que o governo pretende formular. "Temos um encontro deliberativo amanhã e qualquer encaminhamento será tomado nele", reiterou Gilmar Soares.






Site do Sintep MT

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Praticamente 100% das escolas estaduais de Mato grosso entraram em greve e a Escola Tancredo de Almeida Neves- Carlinda Mt também está nessa luta

Somos vistos como salvadores do Brasil, mas essa missão não é possível e ela também não nos pertence, uma vez que não somos valorizados, não recebemos ao menos o piso salarial previsto em lei e nossas autoridades ainda menosprezam a categoria. Lutamos por educação de qualidade, podemos sim, contribuir para melhorar o país, mas não salvá-lo. Lutamos por todos da educação: professores, apoio e administrativo ( interinos, estagiários, efetivos), pois a educação é feita por todos.




A greve continua...